AcessibilidadeAutarquiaNotícias

Câmara mais acessível

Serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa

03.08.17

imagemA Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou o desafio e a Câmara Municipal de Matosinhos respondeu afirmativamente ao projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”.

O objetivo é promover a equidade de todos e de todas no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais com a disponibilização de um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que é assegurado pela empresa Serviin.

Este serviço permite colocar pessoas surdas e ouvintes em contacto, sendo a conversa intermediada por um/a intérprete em LGP. A pessoa surda contacta a Serviin e, por sua vez, o/a intérprete comunica gestualmente com a pessoa surda e oralmente com o call center da autarquia, servindo de ponte entre a pessoa surda e a pessoa ouvinte.

Pretende-se, desta forma, facilitar a acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que as pessoas surdas possam contactar de uma forma mais direta e autónoma a Câmara Municipal de Matosinhos e a sua chamada seja encaminhada para o serviço pretendido.

Deixamos-lhe aqui a mensagem do Presidente da Câmara de Matosinhos sobre o Serviço de Vídeo Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que a autarquia disponibiliza.