VelaMardeDesportoDesportoNotícias

Campeonato Mundial de Vela

Em Matosinhos, de 25 de agosto a 2 de setembro

03.08.17

Os melhores velejadores do mundo em Portugal vão estar em Matosinhos e no Porto para o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX que decorre entre 25 de agosto e 2 de setembro.

Serão mais de 500 pessoas envolvidas, cerca de 130 embarcações e 350 atletas, oriundos de 60 países. A competição, organizada pelo Clube de Vela Atlântico, será transmitida para 170 países, através das redes sociais e plataformas oficiais online, prevendo-se que, durante toda a prova, sejam visualizados mais de 30.00 horas de conteúdos em todo o mundo.

A Classe 49er e 49erFX é uma das mais importantes classes olímpicas, de onde saíram grande parte dos participantes na America’s Cup, o mais antigo e prestigiado troféu desportivo mundial, disputado em junho passado. Por Matosinhos e pelo Porto vão passar grandes nomes da vela mundial, um verdadeiro desfile de estrelas desta modalidade, com a presença já confirmada de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America’s Cup e na Volvo Ocean Race.

A organização estima que a estadia média dos participantes seja superior a 20 dias, tendo em consideração os treinos de adaptação e preparação. As equipas com melhores meios estarão em Portugal cerca de 1 mês e meio. Deste modo, a organização prevê que o impacto direto na economia da região seja superior a um milhão de euros. Este valor não contempla ainda o reflexo direto no público assistente, nem na exposição mediática local e internacional.

Esta competição é organizada pelo Clube de Vela Atlântico e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos, da Câmara Municipal do Porto, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa de Vela.

“Acolher o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX” é uma das melhores formas de potenciar e dar a conhecer o nosso concelho. Um evento que trará milhares de pessoas até nós, desde os atletas provenientes de mais de cinquenta nacionalidades, a todos os que os acompanham, treinadores, equipas técnicas, familiares e demais interessados, assumindo uma indiscutível relevância no que à promoção da economia local, do desporto e do turismo diz respeito”, afirma Eduardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Fotos: 49er.org
  • Not campeonato mundial de vela 1 1 882 600