SeminárioEducaçãoNotícias

Territorializar para incluir e aprender

Secretário de Estado da Educação e Presidente da Câmara na sessão de abertura

13.07.17

“Territorializar para incluir e aprender” é o tema de debate do seminário que decorre durante o dia de hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, da parte da manhã, e na Escola Secundária Augusto Gomes, da parte da tarde.

O Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e o Secretário de Estado da Educação, João Costa, deram inicio aos trabalhos na sessão de abertura do seminário, que contou ainda com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto.

“Refletir a comunidade como um todo e aproximar a comunidade educativa do poder local é o nosso grande objetivo” realçou Eduardo Pinheiro acrescentando “que é possível fazer mais e melhor”. O autarca elogiou ainda a excelente ideia de promover esta ação no término do ano letivo em busca de novas ideias, novas considerações, novas pistas com vista ao aumento do sucesso escolar dos mais novos.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, começou por enaltecer o trabalho dos parceiros envolvidos nesta ação, universidade, escolas, associações de pais e município salientando que “um curriculum inteligente é aquele que não se fecha à comunidade, por isso, o essencial é darmos as mãos e ver o que podemos fazer em conjunto para que a aprendizagens dos alunos sejam cada vez melhores”.

“Discutir educação numa perspetiva integradora e educativa como hoje se faz aqui é sinónimo de maturidade e inteligência”. O Secretário de Estado reforçou ainda que “territorializar não é invadir ou usurpar competências, é sim trabalhar em conjunto não perdendo tempo em discutir poderzinhos e competências e atuar em conjunto em prol do sucesso da escola e das nossas crianças”.

Depois da sessão de abertura, seguiu-se a conferência proferida pelo Professor Doutor João Barroso (Universidade de Lisboa) intitulada “Territorialização das políticas de educação e formação”, seguindo-se um espaço para debate.

Refira-se que este seminário surge no âmbito do Programa Mais Educação, Mais Futuro, gerado no contexto da parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Universidade Católica Portuguesa, e tem como destinatários centrais os elementos das comunidades educativas deste território, pretendeu-se, ainda, criar a oportunidade de participação de profissionais da educação e movimentos associativos de pais que queiram desenvolver com o Município e as suas Escolas algumas reflexões em torno do presente e do futuro da educação.

Refletir em conjunto sobre a Escola, o Território e a Educação foi o desafio proposto para o final deste ano letivo, agora concretizado com a realização deste certame que pretende ilustrar as potencialidades de uma ação educativa mais territorializada e concertada, valorizar dinâmicas educativas do território de Matosinhos que têm contribuído para a melhoria do sucesso escolar, apresentar e debater as linhas da formação realizada ao longo do ano letivo, e sensibilizar os atores educativos para temáticas centrais que inspirem as escolas a desenvolver práticas mais criativas e eficazes.

Na parte da tarde os trabalhos terão início pelas 14h00 na Escola Secundária Augusto Gomes com o seguinte programa:

Sessões simultâneas
1.Promoção do Sucesso Escolar
Dinamizadores: Prof.ª Doutora Ilídia Cabral e Prof. Doutor José Matias Alves (Faculdade de Educação e Psicologia | Católica - Porto)
2. Colaboração entre pares e melhoria das práticas pedagógicas
Dinamizador: Prof.ª Doutora Cristina Palmeirão (Faculdade de Educação e Psicologia | Católica - Porto)
3. Modelos Organizacionais e Pedagógicos para a Promoção do Sucesso Escolar - Equipas Educativas
Dinamizador: Dra. Helena Roque (Faculdade de Educação e Psicologia | Católica - Porto)
4. Estratégias de Articulação Curricular e Ensino
Dinamizador: Prof.ª Doutora Maria do Céu Roldão (Faculdade de Educação e Psicologia | Católica - Porto)

16h00 Coffee break

16h30 Plenário – partilha pelos relatores
Moderadora: Prof.ª Doutora Ilídia Cabral (Faculdade de Educação e Psicologia | Católica - Porto)
17h30 Encerramento – Serviço Integrado de Recursos Especializados
Prof. Correia Pinto (Vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos)

Ainda hoje, pelas 21h00, o Município de Matosinhos volta a homenagear os professores aposentados durante uma festa que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Festa de Homenagem ao Professor Aposentado reconhecerá o trabalho de 137 professores que se aposentaram entre 2012 e 2016. O programa do evento inclui a participação da Escola de Música Óscar da Silva e a oferta de uma serigrafia do pintor Sobral Centeno.

• Not semin rio educa  o 1 1 882 600
    Not semin rio educa  o 1 1 139 90