SegurançaRodoviáriaComunicadoNotícias

Reunião para avaliação da operadora de transportes públicos Resende

12.07.17

Os responsáveis da Câmara Municipal de Matosinhos e da Área Metropolitana do Porto estiveram hoje reunidos para avaliar a execução do acordo tripartido estabelecido em junho de 2016 com a operadora de transportes públicos Resende, Atividades Turísticas, SA, o qual enquadra a operação da empresa até ao final de 2017. Durante a reunião foi ainda apreciado o relatório da avaliação feita pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes à Resende, solicitado pela Câmara Municipal de Matosinhos na sequência de um acidente mortal ocorrido em outubro último e que envolveu uma viatura daquela empresa.

As conclusões preliminares desta avaliação apontam para a existência de dados preocupantes no que respeita à conservação e à manutenção da frota da Resende. O relatório dá igualmente nota de um aumento do número de sinistros envolvendo viaturas da empresa durante o ano de 2016, sendo este acréscimo passível de suscitar a apreensão das autoridades e dos utentes.

Face aos dados resultantes da avaliação feita pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Área Metropolitana do Porto decidiram convocar o operador para uma reunião urgente, a ter lugar na próxima semana. Caso os responsáveis da Resende, Atividades Turísticas, SA não apresentem garantias de cumprimento imediato das recomendações feitas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, poderá propor na próxima reunião do Conselho Metropolitano, marcada para 28 de julho, a abertura imediata de um concurso público para a concessão dos transportes públicos em Matosinhos.