MuseuQuintaSantiagoNotícias

Arraial da Cascata

Um dia de festa para celebrar os santos populares

16.06.17

Muito antes dos martelos de plástico e de outros hábitos mais modernos, os santos populares eram festejados com a montagem de cascatas de pequenas figuras de cerâmica (que também serviam para pedinchar, na rua, um tostãozinho para o padroeiro da semana). Um exemplar notável e histórico dessas cascatas está em exposição na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, justificando o arraial que ali terá lugar durante todo o dia 22 de junho, especialmente destinado ao público escolar, sénior e com necessidades especiais.

Criação do mestre José Moreira, a cascata leceira retrata pormenorizadamente Leça da Palmeira dos anos 1920 e 1930, contando com cerca de 300 peças e bonecos. Ali se veem o Rio Leça e as suas seis pontes (destruídas durante as obras de construção do Porto de Leixões), as praias, a Igreja Matriz, o Forte de N. Senhora das Neves e o farol, mas também tradições já desaparecidas e as artes e os ofícios de outrora.

Com uma área total de cerca de 15 metros quadrados, a cascata foi doada à Câmara Municipal de Matosinhos há sete anos e pode ser visitada durante todo o ano, embora ganhe especial importância durante a época dos santos populares e com o arraial que terá lugar na próxima quinta-feira.

A festa contará com um programa que decorrerá ao longo de todo o dia, incluindo visitas guiadas à cascata, jogos tradicionais, demonstração de brinquedos antigos, a atuação de um rancho folclórico e marchas populares a cargo da AAJUDE – Associação de Apoio à Juventude Deficiente, ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, ATI – Amigos da Terceira Idade, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos, J.I. O Barquinho.

A entrada é gratuita.

Manhã
10h-12h | Visitas guiadas à Cascata e Jogos Tradicionais no Jardim | público escolar e com necessidades especiais*
10h-12h | Demonstração de brinquedos antigos * | público escolar e com necessidades especiais
15h00 | Apresentação de Marchas Populares e Rancho do ATI | Jardim
Participação de utentes da ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, da AAJUDE – Associação de Apoio à Juventude Deficiente, da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos, do J.I. O Barquinho, de Leça da Palmeira, e do ATI – Amigos da Terceira Idade, de Leça da Palmeira.
16h-17h | Visitas à Cascata

Todo dia: Animação musical
música popular, discos pedidos, entrevistas e muita animação

* mediante inscrição prévia
Programação sujeita a alterações

Informações e marcações:
Museu Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 314, Leça da Palmeira, Matosinhos.
22 939 24 10 | casadobosque@cm-matosinhos.pt

• Not cascata leceira 1 882 600