QuartetoCordasMatosinhosMúsicaClássicaNotícias

Quarteto de Cordas nas Escolas

253 alunos de três escolas do concelho beneficiaram de concerto pedagógico

17.05.17

O Quarteto de Cordas de Matosinhos esteve em três escolas do concelho de Matosinhos na segunda-feira, 15 de maio, levando a música erudita a 253 alunos.

A iniciativa insere-se numa estratégia de democratização da cultura que, desde o ano passado, tem também levado o quarteto a efetuar atuações regulares nas igrejas paroquiais do concelho.

O quarteto atuou da parte da manhã para 78 alunos das escolas básicas de Santiago, em Custóias, e Irmãos Passos, em Guifões, e da parte da tarde para 175 alunos da Escola Básica 4 Caminhos, na Senhora da Hora, com três concertos em que o último foi dirigido aos pais e encarregados de educação.

O projeto tem ainda como objetivo a criação de uma rede de inter-relações entre o Quarteto de Cordas de Matosinhos e a comunidade escolar, facultando às crianças um contacto próximo com intérpretes musicais profissionais e promovendo o contacto experiencial direto com a performance musical ao vivo e com os demais elementos inerentes ao discurso musical.

Recorde-se que, criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o quarteto é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este galardão permitiu ao agrupamento formado por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, constituindo-se, assim, como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.

• Not quarteto cordas escola 1 1 882 600
    Not quarteto cordas escola 1 1 139 90