
DDD no Mercado de Matosinhos
Programação apresentada numa viagem de metro
De 27 de abril a 13 de maio, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia acolhem a segunda edição do Festival DDD- Dias da Dança.
A programação foi apresentada ontem ao público, através de uma viagem de metro que começou na Estação de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, passou pela Estação da Trindade, no Porto, e terminou no Mercado Municipal de Matosinhos, com uma grande festa.
No Mercado de Matosinhos, nove dos coreógrafos presentes no festival deram a conhecer um pouco dos espetáculos que irão apresentar no evento.
Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Delfim Sousa.
Organizado pelo Teatro Municipal do Porto/Câmara Municipal do Porto em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e com a Câmara Municipal de Gaia, o festival tem como co-produtores o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, o Teatro Nacional São João, o Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, o Coliseu Porto, a Fundação de Serralves, o Teatro do Bolhão, o balleteatro, o Armazém 22 e a mala voadora.
Ao longo de 17 dias, irão realizar-se 35 espetáculos, oito deles em estreia nacional e nove estreias absolutas. A programação distribuiu-se por três áreas específicas: DDD IN – espetáculos de auditório; DDD OUT, que comporta os projetos em espaços públicos; e DDD – Extra, que complementa os espetáculos com um conjunto de masterclasses, workshops, encontros, conversas pós-espetáculos e sessões de cinema e ainda as festas.
No caso de Matosinhos, o primeiro espetáculo terá lugar no dia 29 de abril, pelas 18h30, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. Trata-se de um espetáculo da coreógrafa Cláudia Dias e intitula-se “Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar”.
Para o dia 6 de maio, no mesmo local, pelas 21h30, está marcada a estreia nacional de “Tordre” de Rachid Ouramdane.
No dia 11 de maio, no mesmo local, a partir das 21h30, terá lugar “A perna esquerda de Tchaikovsky” pela Companhia Nacional de Bailado, com coreografia de Tiago Rodrigues.
No dia 12 de maio, pelas 16h00, a entrada da Casa do Design recebe o espetáculo de Isabel Barros e Vitor Rua “À Lagardère”.
No dia 13 de maio, pelas 16h00, no Constantino Nery, será apresentado o espetáculo “Tundra” de Luís Guerra. No mesmo dia, mas às 19h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolhe “Efígie/ Choros Landscape” de Flávio Rodrigues.
Para mais informação, consulte o programa: http://festivalddd.com/pt/programme/y/2017/