MardeDesportoDesportoNotícias

Centro de Marcha e Corrida

2.º aniversário em ano de Mar de Desporto

20.03.17

O 2º aniversário do Centro de Marcha e Corrida da União de Freguesias de Custóias, Guifões e Leça do Balio foi celebrado no dia 18 de março com a realização de um evento desportivo, uma corrida e caminhada, que contou com cerca de 200 participantes.

Em ano de “Mar de Desporto” em Matosinhos, o vereador do desporto da autarquia, Tiago Maia, associou-se ao evento que contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Marcaram também presença Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, e a antiga atleta e medalhada olímpica, Rosa Mota.

Os Centros de Marcha e Corrida são espaços acreditados para a prática orientada da atividade de marcha e corrida que resultam do Programa Nacional de Marcha e Corrida, através de uma parceria entre o Instituto do Desporto de Portugal, I.P., a Federação Portuguesa de Atletismo e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Com o objetivo de promover a prática de desporto informal, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões decidiu associar-se a este programa, em março de 2015, criando o Centro de Marcha e Corrida da União, dando desta forma a possibilidade aos seus utentes de acesso à prática desportiva com o devido acompanhamento técnico credenciado durante os treinos.

Refira-se que este Centro de Marcha e Corrida dispõe de trabalho de voluntariado que tem vindo a ser desenvolvido em várias frentes. De realçar recentemente, o trabalho de voluntariado desenvolvido pelos seus utentes durante a preparação do evento desportivo Xmas Trail, que foi motivo de destaque, tendo assumido um papel preponderante na limpeza dos trilhos e contribuindo decisivamente para a realização daquela prova desportiva que juntou mais de mil pessoas à volta do Rio Leça. Não obstante esta ação pontual e localizada, este grupo opera, complementarmente e em simultâneo aos seus treinos semanais, como uma equipa de «zeladores informais», alertando para problemas na via pública e ao longo das margens do Rio Leça, detetando a presença de agentes poluentes ou poluidores, removendo-os, demovendo-os ou denunciando-os, conforme o caso, numa tentativa de consciencialização geral da necessidade de adoção de comportamentos mais amigos do ambiente, que resulte a curto/médio prazo na devolução do Rio Leça às populações e que o transforme, novamente, em agente de fruição do seu lazer.

Mais informações:
Centro de Marcha e Corrida da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
Contactos: 919896412 / 934648438
centrodemarchaecorrida@gmail.com

Quando e Onde:

- Terça-feira, pelas 19.00h, no Largo do Araújo, em Leça do Balio;
- Quinta-feira, pelas 19:00h, no Largo do Souto, em Custóias;
- Sábados, pelas 9.30h, junto à Piscina e Pavilhão Desportivo Municipal de Guifões.

Inscrições: as inscrições podem ser feitas através do site http://pnmc.ipdj.pt/ e têm o custo de €10 euros anuais, valor relativo a um seguro de saúde para a prática de desporto.

Coordenadora técnica: Professora Carla Varanda
Promotor: União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões