Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem lev 1 2500 2500
LEVLiteraturaNotícias

Literatura em Viagem 2017

David Mitchell, Jesús Carrasco, Hélia Correia e Frederico Lourenço na edição de 2017 do LeV que vai decorrer entre os dias 12 e 14 de maio

17.02.17

Mais de uma dezena de escritores nacionais e estrangeiros vão estar em Matosinhos entre os dias 12 e 14 de maio, para a edição de 2017 do festival literário LeV-Literatura em Viagem. Já confirmados estão os nomes de David Mitchell, Rachel Cusk, Jesús Carrasco, Hélia Correia e Frederico Lourenço, devendo a programação e a lista final de convidados ser anunciadas em breve.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o LeV de 2017 voltará a ter como base a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Europa como tema de discussão. Inspirados pelo mote “Abel e Caim, irmãos europeus”, os autores presentes no festival irão tentar sanar querelas abertas no imaginário e vivência dos europeus pelo menos desde que Zeus raptou Europa.

Mergulhando na identidade clássica do continente, Hélia Correia, vencedora do Prémio Camões em 2015, e Frederico Lourenço, vencedor da última edição do Prémio Pessoa e tradutor da Bíblia, revisitarão a Grécia e o património intelectual que nos une, numa época em que os ideais do viajante e a universalidade da literatura e da cultura estão sob ameaça – na Europa e no resto do mundo.

Entre outros autores que marcam a escrita contemporânea, o LeV de 2017 contará com as presenças do britânico David Mitchell, cujo “Cloud Atlas” (Editorial Presença, 2012) esteve na lista final do prestigiado Booker Prize, e da canadiana Rachel Cusk, que tem sido nomeada para alguns importantes prémios internacionais (“Arlington Park” teve edição portuguesa, pela Asa, em 2009). Já confirmada está também a presença do espanhol Jesús Carrasco, galardoado em 2016 com o European Union Prize for Literature pelo romance “La tierra que pisamos” (“Intempérie” foi editado pela Marcador em 2014).

  • Not lev 1 882 600
    Not lev 1 139 90

Artigos relacionados: