Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem mar oportunidades 1 2500 2500
NotíciasTurismoEconomiaLocal

Conferências de Matosinhos

Potencialidades do mar em debate dia 13 de outubro no Terminal de Cruzeiros

27.09.16

Matosinhos nasceu e desenvolveu-se em namoro com o mar, e continua a ter no mar o seu principal fator de dinamização económica e de modernidade. Colocar esta tradição e o saber-fazer a ela associado ao serviço da aposta nacional e regional na emergência de uma economia de matriz marítima é o objetivo da próxima Conferência de Matosinhos, que, a 13 de outubro, reunirá no Terminal de Cruzeiros de Leixões um importante conjunto de especialistas para debater o “Mar de Oportunidades” com que o Atlântico outra vez nos desafia. A sessão de abertura contará com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com o Jornal de Notícias e com o Fórum Oceano, a conferência “Matosinhos, Mar de Oportunidades” pretende contribuir para afirmar Matosinhos enquanto parceiro central e indispensável à criação de um “cluster” marítimo em Portugal, estimulando a divulgação e a partilha das boas práticas que possam incentivar a valorização das potencialidades e dos ativos marítimos nacionais.

Em Matosinhos, o mar confunde-se com a vida. É do mar que vem diariamente o peixe que impulsionou o desenvolvimento industrial de Matosinhos e que sustenta a afamada gastronomia da cidade, agora nacional e internacionalmente reconhecida pela marca World’s Best Fish. É pelo mesmo mar que banha as praias do concelho, e promove o seu desenvolvimento turístico, que chegam e partem as mercadorias que transformaram Matosinhos numa importante plataforma logística.

O mar confere ainda a Matosinhos condições privilegiadas para continuar a captar investimento, gerar emprego qualificado e afirmar-se cada vez mais como o grande coração económico do Norte do país. Dos desportos náuticos à mais moderna investigação realizada pelo CIIMAR e pelo Pólo do Mar da UPTEC, passando pelo forte dinamismo do Porto de Leixões ou pela indústria conserveira, Matosinhos é já hoje um concelho voltado para o mar e que pode abrir caminhos para a aposta que Portugal pretende concretizar.

É nesse sentido que a conferência “Matosinhos, Mar de Oportunidades” vai reunir um importante conjunto de atores e agentes de desenvolvimento marítimo, apostando em valorizar o mar enquanto vetor estruturante de desenvolvimento e em abrir caminho às sinergias necessárias para a criação de uma verdadeira economia de matriz oceânica. A conferência debaterá temas como o conhecimento e a tecnologia, a investigação, o empreendedorismo, a educação ambiental, a gastronomia, a cultura, o lazer, o turismo e a logística.

Durante a conferência, que terá inscrições gratuitas, será ainda promovida uma degustação World’s Best Fish, organização pela Docapesca e pela Escola de Turismo do Porto.

CLIQUE AQUI PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

imagem

imagem

Artigos relacionados: