Imagem inaug casa design 1 2500 2500

Casa do Design

Ministro da Cultura inaugura novo espaço cultural em Matosinhos

01.07.16

Matosinhos tem, desde ontem, um novo espaço cultural. No ano em que Matosinhos celebra a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, há um novo equipamento cultural ligado ao design.

A antiga garagem dos automóveis do Edifício dos Paços do Concelho foi transformada na Casa do Design, que pretende ser um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design com um enfoque no design português.

A Casa do Design resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD IDEA Investigação em Design e Arte, que se vem refletindo em outros projetos como a Galeria de Exposições no Antigo Posto de Turismo de Matosinhos no Mercado Municipal, a Incubadora de Design no Mercado de Matosinhos ou o Espaço Quadra- Investigação, que abrirá as suas portas ainda este ano na Rua Brito Capelo.

A placa de inauguração da Casa do Design foi descerrada pelo ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e pela Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo.

Marcaram presença na cerimónia o Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, o vereador Ernesto Páscoa, entre muitos outros convidados.

Como explicou José Bártolo, diretor científico da ESAD, haverá uma programação regular e será criada uma coleção permanente e um acervo documental ligados ao design.

A Casa do Design integra o processo de candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, apresentada recentemente no âmbito da Trienal de Milão, facto destacado pelo Presidente da Autarquia.

“Não há melhor definição do design do que esta casa”, acrescentou o ministro da Cultura.

A abertura da Casa do Design foi assinalada com a inauguração da exposição “Burilada- Arte-Factos para a Sobrevivência”. A cerimónia contou com uma visita guiada à exposição pelos curadores Helena Sofia Silva e Francisco Providência.

A exposição reúne peças de design português e contemporâneo, e está dividida em seis núcleos: demonstração, reinvenção, investigação, conservação, produção e gestão.

A lã pisoada de Bucos (Cabeceiras de Basto), a filigrana da Póvoa de Lanhoso, o burel de Manteigas, a cortiça, os bordados do Minho ou a olaria de S. Pedro do Corval, são alguns dos materiais que poderão ser encontrados na exposição, que pode ser visitada até 30 de novembro.

No final da cerimónia, a comitiva seguiu para a Real Vinícola, palco da apresentação internacional da Casa da Arquitectura entre hoje e amanhã.

Not inaug casa design 1 1 882 600
Not inaug casa design 2 1 882 600