Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
MUMAEventosCultura

Tesouros da MuMa

Tesouros dos museus de Matosinhos juntos numa exposição única

14.12.17 a 03.03.18

Um vaso metálico romano com mais de 1600 anos, um inédito livro de culinária de 1693, um ex-voto de 1745 que ilustra um milagre do Senhor de Matosinhos – as peças mais valiosas dos doze museus de Matosinhos vão poder ser vistas, de 14 de dezembro a 3 de março, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no âmbito da exposição “Tesouros da MuMa”, que assinala o décimo aniversário da Rede de Museus de Matosinhos.

A mostra reúne mais de 40 obras, exemplos da riqueza e da diversidade de coleções e temáticas dos diferentes museus de Matosinhos. Das artes plásticas à mineralogia, passando pela arte sacra, pelas artes decorativas, pela etnografia, pela arqueologia ou pelo equipamento escolar, a exposição pretende divulgar os valiosos acervos dos núcleos museológicos da Rede MuMa, reforçando a sua visibilidade.

Estarão patentes, entre outras peças, o primeiro capacete usado pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, em 1886, o microscópio ótico do cientista Abel Salazar, de 1894, o busto em mármore do único filho do casal que construiu a Quinta de Santiago, da autoria de António Teixeira Lopes, a boia-calção que em 1913 permitiu salvar 89 pessoas no célebre naufrágio do paquete Veronese ou uma carta escrita em 1949 pela Irmã Lúcia ao escultor Guilherme Thedim, irmão do autor da icónica imagem de Fátima.

A par da exposição será ainda lançado um catálogo que constitui um roteiro atualizado dos doze núcleos museológicos do concelho de Matosinhos que integram a rede MuMa, bem como um guia para o público infantil. Visitas guiadas e teatralizadas e ateliês lúdico-pedagógicos a cargo dos serviços educativos da autarquia são as propostas de exploração da mostra.

“Uma década depois da criação da rede MuMa, a exposição “Tesouros da MuMa” é provavelmente a melhor forma de celebrar a riqueza, a diversidade e o esforço conjunto que permitiu dar corpo a este projeto e fazê-lo crescer”, considera a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, no texto que escreveu para o catálogo da mostra.

HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO
Segunda a Sexta: 09h30 > 19h00 | Sábado: 09h30 > 12h30; 13h30 > 17h30
Entrada grátis

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES
telefone: 939 799 008
email: muma@cm-matosinhos.pt 

imagem

Artigos relacionados: