Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
1706 leixoes j2 368803869594c17d2990ce 1 2500 2500
PassagensExposição

Passagens

A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez

26.06.17 a 17.09.17

Exposição patente no Terminal de Leixões inaugura a 26 de junho e está patente até 17 de setembro


O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, a exposição "Passagens: A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões”. A exposição resulta de uma parceria de Serralves com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e com a Câmara Municipal de Matosinhos. A inauguração decorre no próximo dia 26 de junho de 2017 às 18h30 e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, do Presidente da APDL, Emílio Fernando Brogueira Dias, da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do curador da exposição, Miguel von Hafe Peréz.

"Passagens” faz parte de um intenso programa de exposições e apresentações de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para variados locais de exposição, com o objetivo de tornar o acervo de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.

A exposição apresenta mais de 30 obras da Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, de 26 artistas portugueses e internacionais numa configuração distinta daquela que é habitual no contacto formal com a arte contemporânea e em diálogo com o edifico do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva.

A exposição desenha-se a partir da certeza de que a especificidade do local de exposição representa um desafio não só ao modo como o discurso expositivo se sedimenta, mas também às múltiplas receções de que vai ser alvo. Na verdade, enquanto local pensado essencialmente para o embarque e desembarque de passageiros, uma fatia importante do público será composto por pessoas em trânsito e com compreensíveis limitações de tempo. Haverá também um público interessado em descobrir o edifício e, finalmente, aquele que queira revisitar (ou ver pela primeira vez) as obras da coleção de Serralves num contexto diferenciado. Será o encontro do público com obras de arte num contexto de interpretação menos institucionalizados do que o do espaço do Museu, o que pode constituir um ponto de partida para um contacto menos formal com a arte contemporânea.

A Coleção de Serralves oferece um contexto internacional singular para a compreensão da arte contemporânea em Portugal, integrando atualmente obras adquiridas pela Fundação de Serralves desde a sua criação, em 1989, juntamente com depósitos privados e públicos de longo prazo. O núcleo da Coleção de Serralves circunscreve um interesse pela arte contemporânea produzida desde os anos 1960 à atualidade, e distingue-se por uma permanente atenção à criação do século XXI, no âmbito de um presente pós-colonial e globalizado.

"Passagens: A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez.

Artistas representados na exposição

Ignasi Aballí, Fernando Aguiar, António Barros, Rui Chafes, João Paulo Feliciano, Carla Filipe, Lívia Flores, Marcius Galan, Runa Islam, Ana Jotta, Richard Long, Cristina Mateus, Antoni Muntadas, Bruce Nauman, Maria Nordman, Paulo Nozolino, Dennis Oppenheim, Miguel Palma, Fernando José Pereira, Pedro Cabrita Reis, Sebastião Resende, Avelino Sá, António Sena, João Tabarra, Pedro Tudela, Gilberto Zorio

Horário
Domingos: 10h00-13h30

Morada
Terminal de Passageiros do Porto de Leixões
Av. Norton de Matos (via Rua do Godinho)
Matosinhos

Mais informação para visitas:

http://www.apdl.pt/visitas-guiadas 

imagem

Artigos relacionados: