Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
MuseuQuintaSantiagoExposiçãoEventos

A coleção habita a casa

Seleção de obras da vasta coleção municipal

11.02.17 a 21.05.17

“O interior não é apenas o universo do homem privado, mas também o seu estojo. Habitar significa deixar rastros. No interior, eles são acentuados. Colchas e cobertores, fronhas e estojos em que os objetos de uso quotidiano imprimam a sua marca são imaginados em grande quantidade. Também os rastros do morador ficam expressos no interior.”

Walter Benjamin


O Museu Quinta de Santiago, estrutura museológica da autarquia de Matosinhos, inicia a sua programação expositiva de 2017, no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, pelas 16h, com a inauguração da exposição “A Coleção habita a Casa”. Nesta exposição partimos da Casa de Vila Franca e dos seus espaços, para a habitarmos com obras da coleção municipal. Em cada sala/quarto, a função é o denominador comum; ela predomina sobre a seleção das obras.

Uma abordagem ao contexto social da época da construção e habitação da Casa, onde o mundo público e privado se cruzam; as transições entre o domínio privado e o espaço doméstico; mudança de paradigma nos espaços de representação e de intimidade são o fio condutor, apoiado numa seleção de obras da vasta coleção municipal, que revela uma vez mais a sua versatilidade, numa exposição que percorrerá ambos os pisos do museu e os jardins.

Alberto Péssimo, António Carneiro, Ângelo de Sousa, Alfredo Barros, Augusto Gomes, Agostinho Salgado, Auguste Roquemont, Aurélia de Sousa, Francisco Laranjo, John S. Sargent, José Emídio, Rui Anahory, Teixeira Lopes, Veloso Salgado e Zulmiro de Carvalho, são alguns dos artistas que estarão expostos até 21 de maio.

------
MUSEU QUINTA DE SANTIAGO - LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS
Morada: R. de Vila Franca, 134, 4450-802 (junto à Quinta da Conceição).
Email: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt 
http://www.facebook.com/museuquintasantiago 
Telefone: 229392410
Como chegar:
Autocarros: STCP 507 | Resende 105, 106 e 120
Metro: Linha A – AZUL - Mercado de Matosinhos.
Estacionamento: Rua de Vila Franca e Rua Pinto de Araújo.
Horários:
De setembro a março: terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 15h às 18h
De abril a agosto: terça a domingo das 10h às 18h
[encerra para almoço das 13h às 15h].

imagem

Local:
Museu da Quinta de Santiago

Artigos relacionados: