Imagem poise 1 2500 2500

POISE em Matosinhos

Organismo público mudou-se para S. Mamede de Infesta

10.02.17

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e a vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, visitaram hoje as novas instalações do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) na região Norte, agora localizadas em S. Mamede de Infesta, na Praceta da Cooperativa A Realidade.

Este organismo público, responsável pela gestão de fundos comunitários na área da inclusão, transferiu-se do Porto em novembro último, ocupando agora um imóvel que tinha sido construído para albergar a sede da Cooperativa A Realidade, mas que ficou devoluto na sequência da insolvência desta instituição.

O gabinete tem por missão a gestão, o acompanhamento e a execução do POISE, de acordo com as regras constantes da legislação europeia e nacional aplicável, exercendo ainda competências de gestão, acompanhamento e execução do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC). Gere até 2020 um orçamento que ascende aos 2.130 milhões de euros, provenientes do Fundo Social Europeu.

O POISE tem como objetivos a promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego, apoiando a mobilidade dos trabalhadores, bem como a promoção da inclusão social e o combate à pobreza e à discriminação. Atua nomeadamente nas áreas do acesso ao emprego, da integração profissional, da igualdade de género, da adaptabilidade dos trabalhadores, da modernização do mercado de trabalho, da inclusão ativa, da igualdade de oportunidades, do acesso a serviços sustentáveis e do empreendedorismo social. Pelo POISE passam, por exemplo, os apoios à contratação, a Iniciativa Emprego Jovem ou o financiamento de estágios em empresas.

Em São Mamede Infesta trabalham agora cerca de trinta pessoas. Para além de áreas de trabalho e de apoio para os funcionários, as novas instalações do POISE dispõem ainda de um auditório que poderá ser posto ao serviço da comunidade, nomeadamente para a realização de conferências e seminários da área social.

Para Eduardo Pinheiro, a visita desta manhã foi como um regresso a casa: o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos integrou o POISE até 2013.

Not poise 1 1 882 600
Not poise 2 1 882 600