Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Presidente

LuísaSalgueiroPresidente

Mensagem da Presidente

imagem
Matosinhos de todos e para todos

Matosinhos tem sido, na última década, uma referência nacional a vários níveis.

O projeto autárquico que agora lidero para Matosinhos assenta, como tal, num conceito de excelência e de progresso.

Ao caminho desbravado do desenvolvimento de infraestruturas básicas em áreas fundamentais na vida dos cidadãos como a educação, a habitação, o ambiente, a ação social, a cultura ou a proteção civil, Matosinhos necessita agora de consolidar a aposta no turismo, na dinamização da economia local e na captação de novos investimentos.

Apesar da esperança que os mais recentes números da taxa de desemprego nos trazem, não podemos baixar os braços, sobretudo pelos jovens e desempregados de longa duração. Assim, quero dar prioridade à valorização do capital de conhecimento acumulado das últimas gerações e daquela que é a mais qualificada de sempre.

É preciso continuar a criar condições para atrair e fixar novas empresas, permitir às que já cá estão que continuem a crescer, a criar mais emprego e mais riqueza para o Concelho. Apostar numa economia intensiva em tecnologia e inovação, mas também orgulhosa de um comércio tradicional pujante e empresas familiares sustentáveis.

É preciso ousadia para abraçar novos projetos e dar oportunidade à criatividade e à inovação.

Temos também o dever de valorizar a nossa ligação ancestral com o mar, na economia, na logística, no turismo, na gastronomia, no desporto, na ciência e investigação, e no ambiente.

É ainda fundamental olharmos para os cidadãos para além dos números. Responder aos desafios de política urbana ao nível da mobilidade, transportes e reabilitação urbana, mas sobretudo queremos uma política inclusiva e integrada para que possamos proporcionar qualidade de vida e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos do Concelho nas suas mais diversas fases da vida.

Melhorar a rede de creches, alargar o programa de saúde visual a todos os níveis de ensino, implementar um programa de saúde oral, apoiar a formação e reforçar o combate ao insucesso escolar são algumas das medidas a implementar a pensar nas nossas crianças e jovens.

O aumento da esperança média de vida é, também, um grande desafio.

É minha intenção apostar na criação de casas partilhadas e numa rede de cuidadores locais que evite o desenraizamento dos nossos séniores. Vamos também dar especial atenção à prevenção da hipertensão e dos diabetes, causas principais da maior parte dos problemas que afetam os mais idosos.

Sei que temos muito trabalho pela frente. Quando assumi este compromisso com Matosinhos, fi-lo com a determinação de dar o meu contributo para fazer a diferença na vida das pessoas. Tudo farei para que todas e todos os Matosinhenses possam sonhar com um futuro melhor. Tudo farei para que os Matosinhenses possam ser mais felizes.

A Presidente da Câmara
imagem